Nós precisamos tocar neste assunto, por isso a Rede Hiperfarma tem como objetivo compartilhar informações e promover a conscientização sobre o Câncer de Mama. O Outubro Rosa é um Movimento Internacional de Conscientização do Câncer de Mama. Seu nome remete à cor do laço Rosa que simboliza a luta contra a doença e a importância da prevenção e diagnóstico precoce.

Os primeiros sinais de Câncer de Mama são: retrações de pele e do mamilo, que deixam a Mama com aspecto de casca de laranja; saída de secreção aquosa ou sanguinolenta pelo mamilo, chegando até a sujar o sutiã; vermelhidão da pele da mama; pequenos nódulos palpáveis nas axilas e/ou pescoço.

O caroço, também chamado nódulo, do Câncer de Mama, normalmente surge em qualquer região da mama e também na axila. Porém, em um tipo raro de câncer de mama inflamatório, normalmente a paciente não nota nenhum tipo de caroço nos seios, e os sintomas são apenas vermelhidão local, dor, inchaço e coceira.

O Câncer de Mama é uma doença que acomete predominantemente mulheres e tem como fatores de risco a idade avançada, o excesso de peso e o histórico familiar.

As formas de tratamento variam conforme o tipo e o estadiamento do câncer. Os mais indicados são: quimioterapia (uso de medicamentos para matar as células malignas), radioterapia (radiação), hormonoterapia (medicação que bloqueia a ação dos hormônios femininos) e cirurgia, que pode incluir a remoção do tumor ou mastectomia (retirada completa da mama).

Mantenha sua saúde em dia, realizando acompanhamento médico periódico e exames de rotina para que doenças como o câncer de mama sejam detectadas precocemente.

Recomenda-se que:

  • Faça o autoexame das mamas mensalmente, de preferência no 7º ou 8º dias após o início da menstruação, para mulheres que tem mais de 20 anos, pois cerca de 90% dos tumores são detectados pela própria paciente;
  • Procure o médico para submeter-se ao exame das mamas a cada 2 ou 3 anos, se está entre 20 e 40 anos; acima dos 40 anos, realize o exame anualmente;
  • Não se esqueça de que a mamografia deve ser realizada todos os anos.

Mas o Câncer de Mama pode ser curado. Quanto mais cedo ele for detectado, mais fácil será curá-lo. Se no momento do diagnóstico o tumor tiver menos de 1 centímetro (estágio inicial), as chances de cura chegam a 95%.

NINGUÉM PODE TE AMAR TANTO QUANTO VOCÊ MESMA.

OUTUBRO ROSA: UM TOQUE QUE SALVA!!!