CUIDADOS PARA O ANO TODO

Os sinais do organismo não devem ser ignorados, sejam caroços no seio, axila ou região do colo, avermelhamento na nele, alteração no mamilo ou vazamento anormal de líquidos.

Hábitos mais saudáveis como alimentação adequada, atividades físicas frequentes e evitar o consumo de bebidas alcoólicas e hormônios sintéticos, são aliados para a prevenção do câncer de mama.

Outubro é um mês especial para falarmos sobre a prevenção ao câncer de mama, e os cuidados preventivos devem acontecer em todo momento optando por mais saúde e qualidade de vida. Conhecer o próprio corpo é fundamental para identificar quando aparece algo diferente, que merece uma atenção maior e orientação médica. Os sinais do organismo não devem ser ignorados, sejam caroços no seio, axila ou região do colo, avermelhamento na pele, alteração no mamilo ou vazamento anormal de líquidos.

O Brasil é um dos países com maior índice de mulheres com câncer de mama, mas quando olhamos para a mortalidade em decorrência da doença, temos algo positivo: a quantidade de pacientes curadas. O Instituto Nacional do Câncer (INCA) estima 66.280 novos casos de câncer de mama em mulheres e homens (1% dos casos) ao longo do ano de 2020. E assim como em outras doenças, o diagnóstico precoce do câncer é fundamental para que haja maior chance de tratamento e cura. Por isso, caso note algo suspeito, procure atendimento e investigue.