Novembro alerta para a prevenção do câncer de próstata e a Saúde do Homem
Assim como outubro é um mês voltado para a conscientização sobre a Saúde da mulher, o mês de novembro é especialmente dedicado para falarmos mais sobre a Saúde do homem e o câncer mais comuns entre os homens, o de próstata.
Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), são em média 15 mil mortes/ano no Brasil, a cada 38 minutos um homem morre devido ao câncer de próstata. O diagnóstico precoce da doença é a principal chance de cura. O início desse câncer não apresenta sintomas, por isso é fundamental fazer o acompanhamento médico regular. Já entre os sintomas da fase avançada da doença estão a dor óssea, alterações no sistema urinário e podem evoluir para infecção generalizada e insuficiência renal.
Homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem fatores, devem ir ao urologista para avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos, e sobre o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico).
Com hábitos mais saudáveis de vida, é possível atuar na prevenção da doença: não fumar, praticar atividade física regular (30 minutos por dia), diminuir o consumo de álcool, ter uma dieta balanceada, com menos gordura, mais cereais, frutas, verduras e leguminosas, além de manter a rotina médica e os exames atualizados.
Cuidar da saúde e viver melhor é ser Hiper!