Doe vida, doe sangue
Quando falamos em doar sangue, falamos em salvar vidas. Vidas essas, que muitas vezes são mais próximas do que possamos imaginar.
O primeiro banco de sangue, surgiu em Barcelona, durante a Guerra Civil Espanhola, em 1936. A partir deste momento, muitas vidas puderam ser salvas.
A doação de sangue é fundamental para manter o estoque e garantir o tratamento de pacientes que necessitam de transfusão. Infelizmente, neste período de pandemia, os estoques dos serviços de Hemoterapia em todo o país diminuíram.
Você sabia que ao fazer este gesto, está doando esperança de vida e de saúde para quem mais precisa? A sua doação pode salvar até quatro vidas
A coleta é um procedimento simples e seguro. Neste procedimento são coletados, no máximo, 450ml de sangue. Todo o material adquirido na doação de sangue é testado em laboratório antes de ser utilizado, o que torna o procedimento seguro também para quem vai receber esse material.
Não há nada no mundo que substitua o sangue humano. Por isso, sempre que uma pessoa necessita de uma transfusão, como em acidentes, procedimentos cirúrgicos e algumas doenças, ela também depende da boa ação das pessoas que se dispuseram a doar sangue para abastecer os estoques.
Antes mesmo da pandemia do Coronavírus ocorrer, o Brasil já sofria com baixa a adesão de doadores de sangue. Agora, o cenário é ainda mais preocupante. Quase todo o país segue em sua capacidade mínima. Essa diminuição pode ser explicada pelo medo do doador se contaminar em um ambiente hospitalar, mas os hemocentros estão preparados para receber os doadores de sangue em condições seguras.
Para realizar a doação de sangue é simples e seguro, basta ter entre 16 e 69 anos e pesar, no mínimo, 50kg. No dia da doação, a pessoa precisa estar bem alimentada, evitar a ingestão de alimentos gordurosos e ter dormido, no mínimo 6 horas, nas últimas 24 horas. É necessário levar um documento oficial com foto. O procedimento todo leva em média 40 minutos, onde é realizado um cadastro, aferição de sinais vitais, teste de anemia, triagem clínica, coleta de sangue e lanche. E para quem, infelizmente, teve Covid-19 e queria fazer a doação de sangue, é necessário esperar até 45 dias do diagnóstico do RT – PCR ou 30 dias após o término dos sintomas.
A sua doação pode salvar até quatro vidas. Seja Hiper! Doe sangue, doe vida!
Junho Vermelho
É tão gratificante fazer o bem, sem olhar a quem. Por isso a Rede Hiperfarma, sabendo da importância e necessidade da doação de sangue, faz questão de abrir a campanha “Junho Vermelho” junto com os diretores e colaboradores da Hiperfarma doando sangue. Um gesto tão bonito e importante para salvar vidas!
Este mês é dedicado à conscientização das pessoas para o estoque nos hemocentros, especialmente neste momento de pandemia onde a doação é essencial. Doe você também. Um gesto de amor que salva vidas.
Este mês é dedicado à conscientização das pessoas para o estoque nos hemocentros, especialmente neste momento de pandemia onde a doação é essencial.
Doe você também. Um gesto de amor que salva vidas.