Rede Hiperfarma é finalista do prêmio Top de Marketing 2020
Projeto de Logística Reversa já recolheu mais de 600 kg de medicamentos para descarte adequado e segue levando conscientização para a população.
Case de descarte adequado de medicamentos da Rede Hiperfarma é um dos três finalistas na categoria Social do Prêmio Top de Marketing 2020, da Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (ADVB – PR). Com o projeto da Logística Reversa, mais de 600 kg de medicamentos já foram recolhidos e mais de 270 milhões de litros de água já deixaram de ser contaminados. Esse impacto ambiental positivo resulta de um intenso trabalho para conscientização e mobilização social em prol da saúde das pessoas e do planeta.
“Para nós, é uma alegria imensa sermos finalistas na categoria social desse prêmio, com um projeto que temos tanto carinho e que as pessoas realmente abraçaram nesse último ano. Esse reconhecimento nos mostra que estamos no caminho certo para construir um mundo com mais solidariedade e saúde para as pessoas e para o meio ambiente”, comenta Daniel Nery, supervisor de Marketing da Rede Hiperfarma.
Engajada na responsabilidade social, a Rede Hiper Solidária deu início a diversos projetos sociais e ambientais, como o plano de Logística Reversa de Medicamentos que tem como mote: “Descartar com responsabilidade é nosso dever”. Por meio deste projeto, são mais de 180 pontos de coleta no Paraná e em Santa Catarina. Os coletores de medicamentos vencidos foram desenvolvidos pela empresa Embrart Embalagens Inteligentes e pelo Sindicato das Indústrias de Papel e Celulose do Paraná – Sinpacel. O descarte é exclusivo para o consumidor final.
Cada quilograma de medicamento descartado na rede de saneamento pode contaminar até 450 mil litros de água. Essas substâncias, sob hipótese nenhuma, devem ir parar em aterros (descartados no lixo comum) ou vasos sanitários, mas destinados corretamente para incineração e reciclagem (das embalagens). Além de causar contaminação do solo e da água e colocar em risco a saúde de outras pessoas e dos animais, que podem encontrar os remédios no lixo e fazer o uso indevido, os medicamentos e suas embalagens podem levar anos para se decompor.
O primeiro passo do descarte adequado é feito pelo consumidor, que leva os medicamentos e embalagens até às farmácias com caixa coletora. Um lado é para as bulas e o outro para os medicamentos. A segunda parte dessa destinação consiste na descontaminação de seringas e agulhas e nos processos térmicos de incineração das substâncias, diminuindo o volume de resíduos e sua periculosidade. Nessa etapa também, as embalagens parte para a reciclagem.
Para explicar a importância desta ação, foram desenvolvidos três personagens que atuam nas peças de comunicação da Rede. Resfrinaldo, Xaropito e Vitaminilda são três medicamentos que tiveram os prazos de validade vencidos e perderam seus poderes para tratar as doenças. E o pior, agora eles contaminam o meio ambiente se descartados de forma errada. As histórias dos três, com dicas e sugestões de como proceder em casos assim, são contadas em materiais didáticos interativos, que são distribuídos nas lojas e na comunidade. Também no meio offline, foram colados cartazes A3 em todas as lojas.
Nas redes sociais da Rede, são diversas postagens e uma animação explicativa com os personagens. Além disso, no dia 17 de junho, a Hiper promoveu uma live sobre o assunto com o Doutor e Professor Javier Salvador Gamarra Junior, coordenador do Grupo de Trabalho sobre Medicamentos do Conselho Regional de Farmácia do Paraná e associado Hiperfarma, com o objetivo de demonstrar às pessoas, a importância do descarte correto e aumentar o acesso à informação de qualidade.
A Logística Reversa de Medicamentos, além de garantir a destinação ambientalmente adequada dos resíduos, contribui com o uso racional de medicamentos. É caracterizada por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento ou destinação final ambientalmente adequada.
Serviço: A Rede Hiperfarma têm mais de 20 anos de existência, com 190 unidades nos estados do Paraná e Santa Catarina, que seguem o modelo do associativismo. Enquanto empresa cidadã, desenvolve diversas ações de conscientização socioambiental em prol da saúde das pessoas e do planeta.
Sobre o prêmio: O Prêmio Top de Marketing 2020 tem como objetivo estimular e reconhecer publicamente empresas que desenvolvem trabalhos de Marketing e Vendas, obtendo resultados significativos em seus negócios, usando – com maior propriedade e criatividade – as melhores ferramentas de gestão de vendas e/ou marketing e comunicação em suas ações, principalmente pelo momento delicado pelo qual todas as empresas passaram em virtude da pandemia da Covid-19. A premiação final será realizada, de maneira virtual, no dia 16 de dezembro.
Acesse o site e saiba mais: https://topdemkt.advbpr.com.br/