Um cigarro a menos por dia = mais dias de vida com saúde

16 de novembro é Dia do Não Fumar!

O cigarro é considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) o principal causador de morte evitável em todo o mundo. Esse vício causa centenas de doenças e complicações, são em média 10 mil mortes por dia, no mundo, e 200.000 mortes por ano, no Brasil. Além de afetar também a saúde dos não-fumantes que são expostos à fumaça de cigarro.

Mudar um vício é um desafio muito grande, mas que tal fumar um cigarro a menos hoje? Ir alterando a quantidade aos poucos, pode auxiliar o organismo a sair da dependência, física e psicológica, sem tanto sofrimento. O tabagismo é uma doença, portanto merece atenção de profissionais da Saúde e de redes de apoio para ajudar a criar novos hábitos mais saudáveis para uma melhor qualidade de vida, do fumante e de todos à sua volta.

Parar de fumar é um desafio muito grande e cada pessoa têm um método melhor para si, no entanto, algumas dicas podem ajudar nesse caminho sem o cigarro e com mais saúde. Que tal aproveitar o novo ano chegando e colocar uma meta?

É importante colocar um prazo definido e estabelecer passos para se chegar lá (e celebrar as pequenas vitórias no percurso). Por exemplo:

Meu último cigarro vai ser no dia 31 de dezembro de 2020, quinta-feira.
Se eu fumo 20 cigarros por dia (um maço), são 140 por semana.
Vou diminuir meus cigarros diários, um a um até esse último.
Durante o mês de novembro, vou fumar 10 cigarros a menos por semana.
Em dezembro, 20 cigarros a menos por semana.

Ter pessoas do seu círculo social e profissionais de Saúde faz uma grande diferença, portanto, procure ajuda. No site do Dr. Drauzio Varella, é possível fazer o teste de dependência da nicotina (link https://drauziovarella.uol.com.br/drogas-licitas-e-ilicitas/teste-seu-grau-de-dependencia-de-nicotina/). Além disso, o Ministério da Saúde desenvolve há anos, em seu blog, o canal “quero parar de fumar”, com conteúdos especialmente voltados para quem está passando por esse momento: https://saudebrasil.saude.gov.br/eu-quero-parar-de-fumar.