CUIDADOS REDOBRADOS: COVID-19 E H3N2
Estamos no período onde recomeçam as aulas, no qual muitas pessoas que tiraram férias no final do ano, retornam aos seus trabalhos. E os cuidados devem continuar. Precisamos redobrar o cuidado com a nossa saúde, pois nesses últimos meses, os casos de H3N2, Síndrome Gripal e Covid-19 aumentaram em todo país.
Assim como H1N1, o H3N2, popularmente chamada de gripe, é um subtipo de Influenza vírus, e tem gerado surtos regionais pelo país. Impulsionada pela introdução de uma nova cepa entre A (H3N2), batizada de Darwin. O vírus H3N2 é uma variante do vírus influenza A, que é um dos principais responsáveis pela gripe comum e pelos resfriados, e é facilmente transmitido entre pessoas por meio de gotículas liberadas no ar quando uma pessoa infectada tosse ou espirra.
Os sintomas, no início do contágio, são febre alta, inflamação na garganta, calafrios, perda de apetite, irritação nos olhos, vômitos, dores articulares, tosse, mal-estar e diarreia, principalmente em crianças. O vírus H3N2 pode durar entre 3 a 5 dias, quando começa a manifestação dos sintomas. Mas também é possível que uma pessoa tenha a doença de uma forma assintomática, sem apresentar nenhuma reação.
Vale lembrar que, no período de incubação ou em caso de infecções assintomáticas, o paciente pode transmitir a doença. Em crianças, o período de transmissão do vírus é de até 14 dias, enquanto nos adultos é de até 7 dias.
O Coronavírus, também conhecido como Covid-19, ainda circula com bastante intensidade no país. Felizmente, para as pessoas vacinadas, a mortalidade é baixa. Isso mostra para a população que é fundamental que ela receba a vacina, pois é a única estratégia que temos para reduzir a mortalidade.
As formas de evitar o contágio destas duas doenças são as mesmas que já adquirimos há algum tempo, como a continuidade dos hábitos de higienizar sempre as mãos com água e sabão, principalmente antes das refeições, usar máscara e álcool em gel, evitar ambientes com grandes aglomerações, manter os ambientes ventilados, evitar o contato com a boca e os olhos, não compartilhar objetos de uso pessoal, como copos e garrafas, manter uma alimentação saudável e muita vitamina C.
A Rede Hiperfarma recomenda, caso tenha apresentado algum sintoma gripal, que procure atendimento médico na Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência. E pensando na prevenção da população, a Rede Hiperfarma também oferece Serviços Farmacêuticos em todas as nossas 200 lojas, e em algumas delas, você pode contar com a realização de testes para identificar a Covid-19.
Continuem se cuidando!