1º de dezembro Dia Mundial de
Combate à AIDS

O que é?


AIDS é uma sigla em inglês, que significa Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (Acquired Immunodeficiency Syndrome). É uma doença provocada pelo vírus HIV, também sigla em inglês para Vírus da Imunodeficiência Humana (Human Immunodeficiency Vírus). Ele ataca o sistema imunológico, deixando a pessoa infectada suscetível a outras doenças.
Quando surgiu?
O vírus da AIDS foi identificado em 1981, mas os cientistas acreditam que ele tenha surgido a partir dos anos 1930. Por muito tempo, a doença ficou restrita a pequenos grupos e tribos da África Central, na região ao sul do deserto do Saara.

Formas de contágio
A contaminação por HIV acontece de pessoa para pessoa, através do sangue, secreção vaginal, esperma e leite materno. As principais maneiras de transmissão são através de relação sexual sem preservativo, transfusão de sangue sem controle de qualidade, compartilhamento de seringas e agulhas ou de mãe para filho, na gravidez ou período de amamentação.

Prevenção e combate
A melhor forma de prevenção ainda é a utilização de preservativo durante as relações sexuais. Já existem medicamentos capazes de inibir a replicação do vírus HIV, que fazem com que o paciente tenha uma vida saudável. Também, com o auxílio de medicamentos, é possível impedir que a mãe grávida transmita o vírus para o filho. Em todos os casos, o quanto antes a descoberta da presença do vírus for constatada, melhor. O exame é gratuito através do Sistema Único de Saúde (SUS).

CURIOSIDADE
O laço vermelho utilizado na luta contra a Aids foi criado em 1991 pela Visual AIDS de New York, que queria fazer uma homenagem aos amigos com a doença. A cor vermelha remete ao sangue e à paixão.

Voltar...

SEDE: Rua Roberto Faria, 180 | CEP: 81030-150
Vila Fanny - Curitiba - PR - Brasil | Fone/Fax: 55+41 3330-1300
Copyright 2007 © REDE HIPERFARMA - Todos os direitos reservados